domingo, 26 de junho de 2011

Muitas novidades depois de muito tempo sem postar!

Oii gentem! Vim postar rapidinho pra atualizar o blog que estava abandonado!!
Lembrando que dia 19 de junho foi Father's Day aqui. Comprei um cinto pro meu hosto querido e um card super bacaninha que tinha tudo a ver :)
Tivemos um special breakfast com comidas super exóticas que realmente não me lembro do nome, mas era algo do tipo bagel com salmão cru e cebola, biscuits com spice sausage e um creme de farinha....hahaha parece bizarro mas estava bem gostoso!!!
Vic - my hostdad! Happy Father's Day! Love you :)
Daí tivemos um jantar bem especial também com shrimp tacos and vegetables - awesome!! E daí a minha querida amiga mexicana passou aqui pra gente dar uma voltinha.
Bom, ia ser um post rápido, mas quero muito falar sobre as aulas! Só que eu quero dedicar um post só pra falar sobre isso. Mas, como as aulas de verão do ESL terminaram e agora eu só retorno em August, fica aí uma foto da turma do JJC! Só pra informar melhor, fiz o curso no Joliet Junior College e foi awesome. A teacher Sarah Baksin é o máximo e os meus colegas colombianos e mexicanos ajudaram pra caramba. Fui a única brasileira da turma e não tive nenhum problema. Prometo fazer um post só sobre as aulas!!! Mas gostaria de aproveitar a oportunidade e dizer que fiz uma amizade especial: Azucena. Essa guria se tornou minha grande amiga aqui. Susy, I hope we can see each other soon because I really like to be with you :) Thank's for your friendship! Thank's for everything!

Teacher Sarah, Susy, Natasha and her husband Omar, Mari and David - queridos colegas do ESL course at JJC .
Pessoal, passei o último final de semana na casa de lago da minha hostfamily em Union, Michigan. Aqui é bem comum eles transformarem o lago em praia. Meio bizarro pq eles falam beach, mas é lago. De tão grande que o lago é. Mas me lembrou rio, pois a água é escura, tipo rio. Enfim...

At the lake. Almost a beach...but for me, like a river :)
Detalhe para a fogueira que iremos fazer para assar uns marshmallows e contar histórias!

Canoagem no lago! - Tô horrível, eu sei, mas tô nem aí! O importante é se divertir!
A casa fica numa cidadezinha próxima ao estado de Indiana. Fomos lá pra prestigiar uma deliciosa Bakery. Gentem, sério, eu tenho experimentado muita comida boa aqui. E não falo de junk-fast-food. Falo de homemade food! Tive o prazer de conhecer um pouco sobre a cultura Amish. Respeito super, pois fazem as melhores jellys que já provei...e o donuts...no words to describe it. Unbelieveble!
Amish people.

Uma passeata Amish enquanto a gente estava saindo da Bakery. Totalmente inusitado, mas interessantíssimo.

Em algumas cidades dos Estados Unidos, como Indiana, podemos encontrar cidadezinhas com comunidades Amish. São pessoas, como os Menonitas, que vivem sem eletricidade e têm uma vida super simples. Eles andam à cavalo - carruagens tbm - e mantém os cabelos compridos, bem como as barbas. Suas vestes são peculiares e...pra mim, coisa de filme. Mas bem real. E pertinho de mim! Confesso que tive muita vontade de pedir pra tirar foto, mas ia ser bem estranho pra eles - penso eu - pois eles moram lá e todo mundo na cidade é amish. Se vc tiver curiosidade, pesquisa no Google. 
O mais interessante e que eu me pergunto é como uma cultura dessas pode sobreviver nos dias de hoje...sem eletricidade (no meio do caminho, vimos as casas com roupas penduradas no varal, coisa raríssima de se ver aqui nos EUA!), vestes diferentes, chapéus peculiares...Enfim, ver pra crer!!!
Recomendo super, passar por Middlebury. Detalhe, as cidadezinhas são super coladas uma nas outras. Fomos num atacadão e encontramos bolacha Triunfo (do Brasil!!) por 0.10. Tem noção? Isso mesmo, 10 centavos o pacote da bolacha! Nem preciso dizer que compramos uns 30 pacotes, né? Do tipo wafer e cracker. Fala sério! Bizarro! E bolacha da Turma da Mônica recheada tbm. B-i-z-a-r-r-o!


Enfim, só queria registrar aqui que estou tendo um ótimo período com a minha hostfamily, com novos amigos e novas experiências. Perdoem-me a demora em postar! Vou ficar mais umas duas semanas sem acessar a internet, pois vamos voltar para Michigan! 


Ahhhh...queridos amigos que deixei no Brasil! Não me esqueço de vcs um só minuto. Simone, Luize, Quedma, Mari, Rita, Iva, Cris, Amanda, Sol...ai é tanta gente que não quero escrever o nome pois vou esquecer de muita gente. Amigas queridas de Curitiba, de Andradina...amo vocês! E para os meus queridos amigos que ainda não viram o vídeo, posto aqui pra vcs :) Aonde quer que eu vá, sempre levarei vocês comigo! Não duvidem disso!!! * detalhe pra minha camiseta Sempre Curitiba - minha segunda pele aqui hahaha.





Bom, só pra reforçar: vida de aupair não é só limpar bunda de criança, como muita gente pensa (eu tbm pensava assim). Vida de aupair é uma nova descoberta a cada dia, é crescimento pessoal e profissional. É acumular experiências e, principalmente, é aprender a viver em diferentes situações, em diversas culturas. Vida de aupair é cultura, é desafio, é tarefa difícil, sim. Principalmente quando vc deixa sua família e namorado pra trás, sua carreira profissional e congela seu currículo por um tempo em busca de novas oportunidades. Mas fica mais interessante quando essa mudança de vida é bem pensada, é planejada. Pense bem. :)


Miss Curitiba :)
Love my family! Both families :)
Beijo paiiiii, mãe!!! Amo vcs :)




domingo, 12 de junho de 2011

Uhull! I got my driver's license :)

Hello, queridos! Desculpe demorar tanto tempo pra atualizar. Confesso que agora tem sido total preguiça de minha parte. Eu tenho me sentido muito preguiçosa e, sometimes, um pouco envergonhada em compartilhar minhas peripécias pela terrinha do Tio Sam.. But...let's share!


Apesar de termos de pagar uma graninha no Brasil pela Permissão Internacional para Dirigir (a famosa PID), dependendo do estado que você vai morar nos EUA, vc vai precisar tirar a tal Driver's License. Este foi o meu caso. 


Quando a sua Area Director faz a primeira visita, além de toda papelada, ela vai te entregar um livrinho para estudar a legislação do estado. No meu caso, Illinois, a legislação não tinha muito de diferente do que eu já tinha ouvido falar. Daí, além de estudar, eu comecei a praticar com meus hosts.


Durante a primeira semana, eles saiam comigo pra eu dirigir, me inteirar das ruas e como fazer as curvas. Aqui, sempre que você vai fazer uma curva, tem de ficar esperto pra entrar na "lane"certa, senão não pode virar. Além daquelas regas super conhecidas sobre o STOP sign - que é pra realmente parar e olhar para os dois lados - e do Bus School - que se estende a placa de Stop, vc não pode nem sonhar em ultrapassar...Além disso, é sempre bom prestar atenção no Speed Limit. 


Enfim...aqui em Illinois eu poderia dirigir sem a Driver's License até 90 dias. E como meu prazo estava pra expirar...lá fui eu, fazer o temido teste!!! Primeiro, vc leva um monte de documentos...Social Security Card, Passport, Visa, 2 pieces of mail, proof insurance e paga $30.00. Daí você aguarda sua senha ser chamada e mostra tudo de novo, faz o teste de vista...super rapidinho...e daí faz o teste escrito.


Pra ser sincera, confesso eu havia estudado "de qualquer jeito", pois era tanta informação que estava me dando nervoso. Highlighted alguns pontos, reescrevia pra memorizar...mas eram tantas placas, tantos detalhes...já até tinha esquecido que eu precisava ter carteira pra dirigir aqui, de tanto que eu já estava dirigindo...


Eu dirigindo a suburban "truck"- cabem 8 pessoas.
E no dia, eu não estava nenhum pouco preparada. Além do mais, tinham me acontecido mil coisas. Tive de achar o lugar (em outra cidade), mas o GPS fez questão de não funcionar. Depois de quase uma hora perdida, achei o lugar, mas não tinha todos os documentos. Daí depois de ir em casa e voltar, esqueci meus óculos. Depois de ir pra casa e voltar novamente - acho que só nesta brincadeira eu gastei 1/4 do tanque de gasolina, pois eu estava dirigindo uma Chevrolet Suburban (aqui a gente chama a caminhonete de truck, de tão grande que é) - consegui fazer a prova escrita... 


Mas daí eu bombei! Hahaha, isso mesmo!! Bombei! Eu só poderia errar 7, mas errei 9. Daí entrei na fila (novamente) pra fazer de novo. Daí consegui hahahaha! Estou rindo agora, mas na hora eu queria muito é chorar, pois me senti uma total burra...e já tinha passado tanto nervoso indo e voltando...demorou tanto o esquema, que o lugar ia fechar, daí tive de voltar no outro dia.


Daí tive de fazer o teste com o outro carro, um Toyota Prius, pq o meu hosto ia usar o outro carro. Daí foi um pouco mais tranquilo, pq o carro é menor e mais leve... depois de toda turbulência - eu só estava quase tendo um filho, de tanto que eu tava nervosa... Mas aqui vai um aviso: teste todos os equipamentos antes! Faróis, freio, buzina....se a proof insurance está em dia, bem como the plate sticker...


Aqui em Illinois, todas as placas de carro, atrás, tem um sticker, com um número de identificação do pagamento do registro da placa. O sticker custa 9.99 e deve estar visível.
Este, no meu caso, estava vencido. Daí, quando o tiozinho me falou que estava vencido, eu pensei "Meu Deus, acho que não é pra eu tirar essa driver's license...". Daí liguei pra minha hosta, entrei em outra fila...preenchi um formulário...pq ela tinha pago pela internet, mas não tinha recebido o tal do sticker. Daí eu preenchi o formulário, peguei o sticker com eles, colei em cima do antigo...e fui fazer o teste!!!


Deu tudo certo. Ou pelo menos eu acho, pois eu fui aprovada!!! Daí tirei uma foto e em menos de 5 minutos minha Driver's License estava pronta!!! Posso dizer que o sistema deles é bastante organizado - apesar da maioria dos americanos que conheço ter a característica de ser bem desorganizado (pra não dizer total bagunceiro e sem noção!).
Fiquei bem feliz e menos frustrada depois disso :)


Resumindo...depois de um dia bem maluco com idas e vindas, no final deu tudo certo. E eu só tive de fazer duas vezes o teste escrito! Na hora lembrei de uma ex-aupair que me contou que fez 4 vezes o teste, pois achou que em espanhol seria mais fácil (ela pediu formulário em espanhol), daí foi pior. Enfim...Fiquei um pouco envergonhada disso, mas sei que no Brasil, muitos não conseguem tirar a carteira de habilitação na primeira tentativa, como eu consegui na época - de carro e moto. Agora que tenho minha driver's license, não preciso andar pra cima e pra baixo com o passaporte, o que me deixa bem mais tranquila. Posso fazer cartão de lojas de departamento como Target, Kohl's, etc...hahahaha



Resumi bastante minha homilia...mas ao menos espero ter ajudado alguma futura aupair :)


Próximo post, prometo falar sobre o curso English as a Second Language :)


Beijos!!