quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Como foi meu primeiro Natal e Ano Novo nos EUA.

Como eu tinha recém voltado de férias, eu precisava de férias! Mas, tinha combinado de ter um dia 24 diferente com os amigos, pois aqui em casa ninguém iria ter véspera de Natal. Então fomos na igreja e foi uma bênção! Eu realmente gostei e pra mim significou muito!


Depois fomos passar a véspera na casa da família de um amigo e foi muito bacana, pois eles nos receberam super bem. Jantamos, conversamos, tiramos fotos e vimos um filme super legal que é bem conhecido aqui nessa época, chamado ELF. (O filme é bem bobinho mas é bem isso...docinho no Natal, presentinho, coisa e tal!)

Depois disso, no domingo, dia 25, foi um Natal bem "diferente". Eu nunca senti tanta vontade de estar com a minha família como senti naquele dia. O Natal aqui não tem o verdadeiro sentido, pelo menos não para a família daqui. Eles vivem falando pras kids que Natal não é apenas presentes, mas é família, mas o que foi aquilo? As crianças simplesmente fazem fila e sentam em uma cadeira pra receber e abrir toneladas de presentes. Foi super tédio e muito, muito revoltante.

Não pq quando eu era criança eu não ganhava 30 presentes no Natal + a tal da botinha do Papai Noel com um monte de tranqueiras dentro (stocking). Não por causa disso, mas por causa das crianças que estas famílias estão criando. Com quais valores eles vão crescer? Qual o valor que eles darão às coisas se eles ganham tudo de mão beijada mesmo se não se comportaram o ano inteiro?
Quem acredita que o Papai Noel iria dar um Ipod touch para crianças de 10 e 9 anos de idade? Que Papai Noel é esse que dá uma boneca que custa mais de 100 dólares? Que Papai Noel iria dar tudo isso (não foi só isso) pra crianças que têm de tudo e terão de tudo?

Ai, desculpaí a revolta, mas eu fiquei chocada com tanto presente e doce no Natal. Gente, o meu Natal  nunca foi assim e eu morri de saudades!!!! Nem quando eu era criança eu tenho uma mera lembrança disso tudo. Eu lembro vagamente, sim, da àrvore de Natal (bem humilde) na casa da minha vó Maria, alguns presentes em volta da àrvore e a brincadeira que tínhamos de encontrar os presentes! Mas só ganhava presente dos pais, avós e dos padrinhos, e cada casal dava um presentinho. Aqui, não. Fora os presentes dos pais, padrinhos, avós, tem o presente do Papai Noel, tem o presente do tio, do vizinho, do tio da esquina... pra quê? Pra quê tanto brinquedo? Pra quê, meu Deus?

É tão deprimente pq a criança mal abriu um presente e abre o outro e quer abrir o próximo, só pela emoção de rasgar o belo embrulho de papel e poder mostrar aos outros o que ganhou, sem ao mesmo entender o que é. Não faz sentido. Não fez sentido algum :(
BUT...meu coração estava o tempo todo com a minha família amada no Brasil. Que saudade, que vontade de dar um abraço apertado no meu paizinho, na minha mãezinha, na minha irmã, na minha vóvi, na minha tia... saudade do Nego pulando e babando em mim! Saudade de sentar com a minha família, simples, com comida simples mas tão bem temperada e feita com tanto amor...saudade das músicas sertanejas dos vizinhos tocando no último e eu ficando revoltada - com isso tbm! Mas...ah... deu saudade!!!

Saudade da minha família tão amada! Foto tirada no Natal de 2010.


Deu mais saudade ainda no Reveillon! Revei...quê? Forget it. Não tive reveillon. Não tive o Ano Novo que eu gostaria. Mas foi o que deu. Eu arrumei uma kid pra tomar conta em pleno dia 31 de dezembro à noite. Daí ganhei uma graninha extra. Eu ia ficar mofando mesmo, fazendo nada, daí fiquei de boa. E foi estranho.

Senti falta do branco. Usei uma blusa meio...prata...sei lá, sem clima com todo mundo de preto. Mas...Pq americano não dá muita importância pra Ano Novo? Gente, 2011 tá terminando e vc usa preto sem a menor culpa? Ai que horror. Eu amo a tradição no Brasil, de usar branco, não só por causa do desejo de trazer paz, mas pela vibe, sabe? É outra coisa, gente!!! Mesmo com bartender e muito drink chic, eu cheguei à conclusão que americano não sabe se divertir. Ainda mais no Ano Novo, sem fogos de artifícios. Ai que deprê. Meu hostdad, tadinho, comprou umas bombinas lá, que deu 2 minutos (ou até menos) e daí foi todo mundo pra dentro de casa (pq tava um frio tbm né..). Daí uns 10 min o povo já começou a se retirar pra dormir ou ficou lá bebendo. Ai coisa chata. Sei lá...

E eu nem consegui ligar pra todo mundo que eu queria no Brasil, pq além de não lembrar mais metade dos números de telefone de cabeça (é, sua memória vai ficar pior ainda aqui!), eu fiz o favor de enfiar sabe-se lá onde a minha listinha de telefones do Brasil...então, imagine, eu fiquei bem deprê! Afff... que saudade dos 15 minutos de fogos, nem que seja só de ouvir o barulho e ver tudo pelo quintal de casa, com os vizinhos buzinando, colocando o forró no último. Gente, é Ano Novo, uma oportunidade de começar tudo de novo, tudo diferente, novas oportunidades, vida nova pra quem desejar!!!! Mas que nada, aqui americano fala Happy New Year como se fosse Boa Noite e tchau. Daí ninguém se emociona, ninguém fala de como foi o ano, ninguém liga direito pra ninguém. É como se fosse um feriadinho qualquer...ai credo! Quero meu Ano Novo de volta no Brasil. Quero meu Brasil!

Tudo isso que eu passei, sabe, ver meus feriados preferidos passarem simplesmente em branco, me fez dar tanto valor, tanto, mas tanto... que eu fiquei relembrando dos feriados anteriores que eu joguei no lixo não me divertindo, ficando em casa, sem planos, sem nada. Afff, como a gente precisa perder a nossa liberdade por pressão, pra valorizar a verdadeira liberdade que a gente tinha. Ai que saudade da minha liberdade, de poder simplesmente decidir "ai vou ali e não volto nunca mais". Vixi, que nervo que me deu de mim nos feriados que eu fui pra Andradina e fiquei dormindo horrores e reclamando litros do calor infernal que é lá - tá, é triste demais lá, but... - e eu queria tanto estar lá passando calor com a minha família!!!!! Melting!!!!

Mas, fazendo uma Retrospectiva da Minha Vida em 2011 - caraca! Como eu fiz tanta coisa! Fiz muuuuuuuuuita coisa!!! Sai do meu emprego que tanto me deixava triste, na empresa que tanto me usava e me deixava sobrecarregada, pra vir pra cá! Vim pra ser aupair e eu conquistei tantas coisas! Amigos (nem tantos), mas os poucos são valiosos!!!! Crescimento pessoal (mais de 100% atingido)!!! E crescimento profissional (ainda não conclui tudo o que eu queria, mas estou no caminho!). 
Viajei pra vários lugares dos Estados Unidos e até Europa!!!! E esse 2012 vai ser bom pra viajar pelos States e conhecer muito mais ainda. Só preciso arrumar uma companhia que tope qualquer parada!!! Preciso de companheiros de viagens, que esteja interessado ir pra São Francisco, Los Angeles, Philadelphia, New York, Hawaí (essa vai ser minha viagem de despedida dos USA).
Enfim...preciso viver muito em 2012! E quero viver muito mais intensamente, deixando tudo de ruim e, 2011. Sai urucubaca. Sai vc que morre de inveja de mim. Eu sou feliz pq escolhi ser feliz e estou super feliz!!!! :)

Bom, voltando ao meu foco, meu curso de English começa daqui duas semanas e meu curso de Marketing começa no fim do mês. Não vejo a hora de estudar mais um pouco, respirar fundo e engatar no 2012. Esse vai ser meu ano! 

Beijos, beijos, beijossssss!

*Desculpe pelo post meio deprê. Mas é foda, meu! Sentir saudade assim...já completei mais de 9 meses longe do meu mundo!

2 comentários:

  1. OI,... achei seu blog no grupo de au pairs. Realmente aqui se perdeu muito o sentido do Natal... e quando a gente ta longe de familia ai que fica triste mesmo ne?! Feliz 2012, forca na vida au pairiana! Depois passa no meu blog: www.capixabamericanizada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Puxa vida Déh! Ao mesmo tempo que está sendo tão bom por aí a saudade pegou pra valer nesses dias né... Mas é mais que normal né! Sua família que vc ama ficou aqui e o Brasil é o Brasil! Cultura e costumes só nossos! Como já faz tempo que escreveu este post espero que já esteja bem melhor! Inclusive, ficaria muito feliz em ter notícias "mais pessoais" suas no meu e-mail que ainda é o mesmo viu!
    Abração!!!

    ResponderExcluir