segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Barcelona - onde tudo começou e terminou!

Pois é! Barcelona foi o destino escolhido para passar nossas férias. A idéia original foi da minha amiga Sarah, que estava procurando uma companhia pra viajar. Como eu nunca tenho companhias pra viajar e aupair só pode deixar o país no primeiro ano, eu fiquei bem tentada. Depois que ela me contou do preço, aí sim que eu resolvi aceitar e embarcar nessa viagem com ela.


Sarah e eu ao lado do primeiro trabalho de Gaudi.


Quando compramos as passagens do vôo+hotel, sairíamos de Chicago e faríamos conexão em Amsterdam e teríamos de esperar 7 horas até pegar o vôo para Barcelona. Como a Holanda é um país super liberal, lá é possível sair do aeroporto, passear e depois voltar para pegar o vôo. Como as nossas bagagens seriam enviadas diretamente para o próximo avião, não precisamos nos preocupar. Então pensamos: o que podemos fazer em Amsterdam, numa bela manhã de domingo? Resposta: Anne Frank Houis. Isso você pode conferir no primeiro post sobre as minhas férias.


Saindo de Amsterdam, fomos para Barcelona e lá, finalmente, chegamos!


Tivemos super azar - na minha opinião, pois ficamos em Castelldefels, e não em Barcelona em si. Na verdade, foi uma cagada que a minha amiga fez na pressa de fazer o booking e pegar um preço bom. Isso acontece quando você não tem experiência (ainda) em viajar no exterior, e confia em alguém que ACHA que sabe o que está fazendo lol. Na prática, a gente se fudeu mesmo, pq pra ir pra Barcelona a gente tinha que pegar o subway ou táxi. Mas, é bom a gente se fuder pq aprende um monte. Por exemplo, não indico pra ninguém o Hotel Canal Olimpic. Primeiro pq é no fim do mundo, perto do nada. Segundo que, um dos funcionários é bem arrogante (francês), terceiro que o breakfast é triste, aliás, o serviço de restaurant deles é péssimo. O cardápio é muuuito fraco!


Com tudo isso, aprendi várias coisas sobre Barcelona. Algumas eu já sabia na teoria, mas na prática, ficam as dicas pra quem quiser ir por lá:

- A língua falada é o catalão, diferente do espanhol. Se vc fala espanhol, muito bom pra vc. Vai ajudar a entender, mas pra falar é um pouco diferente. Vale arriscar, sempre! Como eu fiz...
- Os horários de restaurantes são malucos. Das 7am às 10am - breakfast. Almoço é da 1pm às 5pm. Daí eles fecham e só abrem de novo às 7pm. Outros só abrem às 8pm.
- Para levar aparelho que precise ser ligado na tomada, é necessário comprar o conversor internacional. Todo mundo quando viaja leva celular e laptop, no mínimo, e para funcionar tem de levar o conversor. Isso não dá pra esquecer!!
*Quem quiser mais dicas, pode me mandar para o e-mail que responderei com o maior prazer.



Las Ramblas é um dos bairros mais famosos e bonitos de Barcelona. Eu fiquei encantada desde o primeiro momento com a rua, que parece um calçadão, com o mercado municipal La Boqueria, com as frutas diferentes, tudo bem colorido. 


Las Ramblas.
A Plaça Catalunya é linda, o Arco do Trinfo é gigantesco, impressionante. Em alguns momentos vc se esquece que está em Barcelona e pensa que está em Havana, ou até mesmo na Itália. É uma riqueza histórica que faz você pensar o quão pequeno o ser humano é perto de tudo isso que permaneceu.



La Boqueria.



Barcelona com ar de Havana.

De toda a minha viagem, percorrendo três países em seis dias, posso dizer que tudo me impressionou, tudo foi válido, pois eu aprendi muito. Aprendi que a língua só é uma barreira quando vc não tem vontade de aprender. Que todos nós somos iguais, independente do endereço e que tudo isso pertence a nós.



Na minha opinião, a Europa é diferente de tudo na América. As construções arqueitetônicas, a preservação da época, com tudo isso a história se faz mais presente, permanece viva. E isso foi o que mais me encantou por ter passado rapidamente por Amsterdam, Paris e Barcelona. 


Agora, vc deve estar se perguntando: mas ela está fazendo programa de aupair nos Estados Unidos, que é um programa de intercâmbio cultural para conhecer os Estados Unidos, por que ela foi para a Europa? Resposta: Como eu decidi ficar dois anos nos Estados Unidos e aupair só pode deixar os EUA no primeiro ano (muitas aupairs não sabem disso), resolvi fazer essa viagem agora e daí eu tenho mais um ano para conhecer os EUA. Afinal, os preços para a Europa são melhores do que saindo do Brasil (óbvio!) e...mesmo sendo em Euro, vale a pena ir pra lá!!! Vários sites oferecem pacotes incríveis e vale super a pena!!!


Minha viagem não foi perfeita e não foi do jeito que eu gostaria que tivesse sido, pois ninguém planeja ficar doente. Não vi muito dos trabalhos de Gaudi e Picasso que eu gostaria de ter visto. Muito de Barcelona me passou despercebido. Mas esteja preparado para enfrentar as dificuldades com força e serenidade, pois qualquer detalhe pode fazer de suas férias um inferno. Eu só voltei mais cansada e com muita, mas muita vontade de voltar!!!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

...passamos rápido por Paris...

Um dia em Paris e foi possível fazer tanto! Mesmo doente. É, como tenho a sorte sempre do meu lado, comi algo em Barcelona que não me fez bem (falarei disso no próximo post) e daí fui vomitando pra Paris. Pensei...já comprei a passagem, não posso desperdiçar! Nem que eu vá pra Paris vomitando - literalmente. E eu fui!
Pegamos o trem de Barcelona para Paris às 20:30 e chegamos lá às 8:30 do dia seguinte. Foi uma experiência única andar de Rail Europe. Acredita que encontramos dois brasileiros lá no trem? Fala sério! Brasileiro está em todo lugar!!!!! O máximo :)




Museu do Louvre. Vi a verdadeira Monalisa. De perto.

Bom, minhas impressões sobre Paris são as seguintes:
- Mesmo com a chuva que estava - o maior dilúvio! - Paris é linda! 
- Parisiense não tá nem aí se vc fala outra língua, eles só vão falar francês com vc. Dificilmente encontramos um comerciante falando inglês. Então fomos na mímica mesmo! hahaha
- Os caras chegam, chegando!!! Choquei!!! Os caras chamam, apontam e até pegam se vc estiver próxima. Pegaram no peito da minha amiga, cuidado!
- Tem muito sanduíche de baguete, waffle com nutella, algodão doce gigante e até vinho quente!
- Fumam que é uma beleza! Soltam até aquela baforada na sua cara e não acham que estão errado de fumar numa multidão!
- O trânsito é maluco! Dá até pra dormir no volante (ainda bem que não dirigi lá!)


Claro que eu tirei mil fotos by the Eiffel Tower.


Resumindo, o melhor deal pra quem passou apenas um dia lá, é pegar aquele ônibus turístico. Dá pra ver tudo, como a Catedral de Notre-Dame, o Museu do Louvre, Arco do Triunfo, todos os ícones de Paris. E o melhor: com tradução em português, inglês, várias línguas! Durante a minha rápida passagem, até ouvi uns brasileiros conversando, uma barraquinha de produtos brasileiros numa feirinha de Natal...
 Não paramos em quase nenhum lugar pq estava chovendo demais e estávamos morrendo. Mas na situação em que eu estava, aproveitei!!!! :)

Próximo post, onde minhas férias começaram e terminaram - Barcelona.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Quando resolvi tirar férias na Europa e a parada foi em Amsterdam...

Yep. Cansei dos EUA. Muita gente que acha demais pro meu gosto e daí eu achei nada mais justo do que tirar minhas férias na Europa com minha amiga Sarah Baksin. Yep! Vacation time :) Achei um good deal em Barcelona (com conexão por 7 horas em Amsterdam). Nada mais perfecto, huh???
Daí então eu preciso muito resumir o meu primeiro dia de viagem super importante para Europa. Afinal, aupair só pode deixar os Estados Unidos no primeiro ano. Por isso resolvi ir para Europa. Super vontade de conhecer o continente europeu e óbvio, super desconto que encontrei. Então fui com a minha teacher e amiga Sarah Baksin, russa por nascimento, hungarian por parte de mãe e new yorker por conta própria. Enfim, fomos.
A aventura começou quando o carro dela não pegou. Ela ficou de ir pra minha casa em Minooka, mas daí o carro não pegava, pois resolveu nevar bem no dia de nosso embarque. Daí tivemos, eu e Dine, de ir buscá-la em Plano. Há quase 45 min de Minooka. Fomos lá e ela estava tendo problemas intestinas e eu surtando né, com medo de perder o vôo. Daí blz, chegamos lá, fomos pro airport graças a minha amiga Dine e blz, chegamos lá. 
Daí, pegamos o vôo de Chicago para Amsterdam no sábado, dia 17 - às 6 horas. A diferença de horário de Amsterdam para Chicago são 7 horas a mais, de same to Spain. So, chegamos em Amsterdam, para conexão, around 7am, daí trocamos o dinheiro (dólar para Euro, no ATM é mais barato do que trocar na casa de câmbio do aeroporto), pegamos um táxi (que ficou super quase, quase 40 euros do airport) e fomos para a Anne Frank Houis, nosso tour programado para as 9:15am. Chegamos lá com meia hora de antecedência, então tiramos fotos around de area. Estava super frio.


Uma das minhas fotos favoritas em frente a Anne Frank Houis.
Pois bem. Since we'd had just 7 hours because of the connection flight - em Amsterdam/Holanda é permitido sair do aeroporto - nós compramos tickets para o Anne Frank Houis e fomos lá!!! Não é permitido tirar fotos, mas posso dizer que foi muuuuito emocionante. Primeiro, pq o museu é exatamente no local original, no  anexo em que Anne Frank e sua família e amigos viveram durante dois anos escondidos dos nazistas. É simplesmente surpreendente e de arrepiar. Claro que muito do local foi reformado por causa da situação, mas muitos dos manuscritos e móveis ainda são os mesmos. Além de poder fazer todo o percurso do Anexo, é possível ainda assistir a depoimentos de judeus próximos a Anne Frank e sua família, inclusive ao emocionante depoimento do pai de Anne Frank, que sobreviveu a Auschwitz. 

Entrada no Anne Frank Houis, onde permanece exatamente no mesmo lugar. Fantástico!
Nuuuuuuuuuuunca pensei que fosse parar lá, mas foi o melhor deal que já fiz até agora. Simplesmente sem palavras. Vale super a pena parar lá, pra quem for passar. Se não me engano, online, o ticket custa 9 dólars e em euros fica por 17. Algo assim. Simplesmente emocionante. Around, posso dizer apenas do pouco que eu vi, ainda restam as marcas da segunda guerra. 
Já não se fazem Anne Frank's anymore. Claro, não há mais guerra contra os judeus, mas ainda há centenas/milhares de guerras. Palestinos, paquistaneses, muçulmanos, afegãos...negros, coreanos, japoneses, americanos... 
-> Impressão sobre a galera de lá: os jovens, bem atirados (yep, no aeroporto já chegaram chegando!!). Um carinha falou "Obrigado" quando falei que era do Brasil. O taxista falou "Tudo bem"!! Daí pra mim foi o máximo. Mas em geral, achei as pessoas bem mal educadas e não pedem licença por nada. Então...fuck!
*Estou surpreendida com o preconceito racional nos EUA entre negros, mexicanos, americanos e brancos. Nossa....isso pode ser assunto para um próximo post. For right night, I'll let you guys with just a little tiny bit of Amsterdam. Check it out if you have the opportunity.
Next post...my first day in Barcelona, after connection in Amsterdam!!!
See ya!