segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Quando resolvi tirar férias na Europa e a parada foi em Amsterdam...

Yep. Cansei dos EUA. Muita gente que acha demais pro meu gosto e daí eu achei nada mais justo do que tirar minhas férias na Europa com minha amiga Sarah Baksin. Yep! Vacation time :) Achei um good deal em Barcelona (com conexão por 7 horas em Amsterdam). Nada mais perfecto, huh???
Daí então eu preciso muito resumir o meu primeiro dia de viagem super importante para Europa. Afinal, aupair só pode deixar os Estados Unidos no primeiro ano. Por isso resolvi ir para Europa. Super vontade de conhecer o continente europeu e óbvio, super desconto que encontrei. Então fui com a minha teacher e amiga Sarah Baksin, russa por nascimento, hungarian por parte de mãe e new yorker por conta própria. Enfim, fomos.
A aventura começou quando o carro dela não pegou. Ela ficou de ir pra minha casa em Minooka, mas daí o carro não pegava, pois resolveu nevar bem no dia de nosso embarque. Daí tivemos, eu e Dine, de ir buscá-la em Plano. Há quase 45 min de Minooka. Fomos lá e ela estava tendo problemas intestinas e eu surtando né, com medo de perder o vôo. Daí blz, chegamos lá, fomos pro airport graças a minha amiga Dine e blz, chegamos lá. 
Daí, pegamos o vôo de Chicago para Amsterdam no sábado, dia 17 - às 6 horas. A diferença de horário de Amsterdam para Chicago são 7 horas a mais, de same to Spain. So, chegamos em Amsterdam, para conexão, around 7am, daí trocamos o dinheiro (dólar para Euro, no ATM é mais barato do que trocar na casa de câmbio do aeroporto), pegamos um táxi (que ficou super quase, quase 40 euros do airport) e fomos para a Anne Frank Houis, nosso tour programado para as 9:15am. Chegamos lá com meia hora de antecedência, então tiramos fotos around de area. Estava super frio.


Uma das minhas fotos favoritas em frente a Anne Frank Houis.
Pois bem. Since we'd had just 7 hours because of the connection flight - em Amsterdam/Holanda é permitido sair do aeroporto - nós compramos tickets para o Anne Frank Houis e fomos lá!!! Não é permitido tirar fotos, mas posso dizer que foi muuuuito emocionante. Primeiro, pq o museu é exatamente no local original, no  anexo em que Anne Frank e sua família e amigos viveram durante dois anos escondidos dos nazistas. É simplesmente surpreendente e de arrepiar. Claro que muito do local foi reformado por causa da situação, mas muitos dos manuscritos e móveis ainda são os mesmos. Além de poder fazer todo o percurso do Anexo, é possível ainda assistir a depoimentos de judeus próximos a Anne Frank e sua família, inclusive ao emocionante depoimento do pai de Anne Frank, que sobreviveu a Auschwitz. 

Entrada no Anne Frank Houis, onde permanece exatamente no mesmo lugar. Fantástico!
Nuuuuuuuuuuunca pensei que fosse parar lá, mas foi o melhor deal que já fiz até agora. Simplesmente sem palavras. Vale super a pena parar lá, pra quem for passar. Se não me engano, online, o ticket custa 9 dólars e em euros fica por 17. Algo assim. Simplesmente emocionante. Around, posso dizer apenas do pouco que eu vi, ainda restam as marcas da segunda guerra. 
Já não se fazem Anne Frank's anymore. Claro, não há mais guerra contra os judeus, mas ainda há centenas/milhares de guerras. Palestinos, paquistaneses, muçulmanos, afegãos...negros, coreanos, japoneses, americanos... 
-> Impressão sobre a galera de lá: os jovens, bem atirados (yep, no aeroporto já chegaram chegando!!). Um carinha falou "Obrigado" quando falei que era do Brasil. O taxista falou "Tudo bem"!! Daí pra mim foi o máximo. Mas em geral, achei as pessoas bem mal educadas e não pedem licença por nada. Então...fuck!
*Estou surpreendida com o preconceito racional nos EUA entre negros, mexicanos, americanos e brancos. Nossa....isso pode ser assunto para um próximo post. For right night, I'll let you guys with just a little tiny bit of Amsterdam. Check it out if you have the opportunity.
Next post...my first day in Barcelona, after connection in Amsterdam!!!
See ya!



3 comentários:

  1. Oie Deh
    Realmente a Holanda é linda, para passear!!!
    Adorei a fotos, nao sabia o nome desse canal que todos tiram foto nele, bom q qndo voltar, nao perco a chance =)
    Bjao

    ResponderExcluir
  2. nooooooooossa, voce ja leu o Diario de Anne Frank ? eh tipo, DEMAISSSSSSSSSSSSS ! tem so dois livros que eu realmente gostei, o diario de anne frank e carandiru SHAUSAHUSAHUASHS
    enfim, acompanho seu blog faz um tempo, mas nunca comentei... nao resisti sabendo que voce visitou a casa da Anne Frank ! SHAUSHUSA
    meu nome eh Isabela, mas em chama de Isa ta ? SHAUSHUSAHSA
    beeeijos, Isa

    ResponderExcluir
  3. Isso que dá ficar sem tempo de entrar na internet, vc já tá em outro continete e nem tava sabendo. =/

    ResponderExcluir