segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Barcelona - onde tudo começou e terminou!

Pois é! Barcelona foi o destino escolhido para passar nossas férias. A idéia original foi da minha amiga Sarah, que estava procurando uma companhia pra viajar. Como eu nunca tenho companhias pra viajar e aupair só pode deixar o país no primeiro ano, eu fiquei bem tentada. Depois que ela me contou do preço, aí sim que eu resolvi aceitar e embarcar nessa viagem com ela.


Sarah e eu ao lado do primeiro trabalho de Gaudi.


Quando compramos as passagens do vôo+hotel, sairíamos de Chicago e faríamos conexão em Amsterdam e teríamos de esperar 7 horas até pegar o vôo para Barcelona. Como a Holanda é um país super liberal, lá é possível sair do aeroporto, passear e depois voltar para pegar o vôo. Como as nossas bagagens seriam enviadas diretamente para o próximo avião, não precisamos nos preocupar. Então pensamos: o que podemos fazer em Amsterdam, numa bela manhã de domingo? Resposta: Anne Frank Houis. Isso você pode conferir no primeiro post sobre as minhas férias.


Saindo de Amsterdam, fomos para Barcelona e lá, finalmente, chegamos!


Tivemos super azar - na minha opinião, pois ficamos em Castelldefels, e não em Barcelona em si. Na verdade, foi uma cagada que a minha amiga fez na pressa de fazer o booking e pegar um preço bom. Isso acontece quando você não tem experiência (ainda) em viajar no exterior, e confia em alguém que ACHA que sabe o que está fazendo lol. Na prática, a gente se fudeu mesmo, pq pra ir pra Barcelona a gente tinha que pegar o subway ou táxi. Mas, é bom a gente se fuder pq aprende um monte. Por exemplo, não indico pra ninguém o Hotel Canal Olimpic. Primeiro pq é no fim do mundo, perto do nada. Segundo que, um dos funcionários é bem arrogante (francês), terceiro que o breakfast é triste, aliás, o serviço de restaurant deles é péssimo. O cardápio é muuuito fraco!


Com tudo isso, aprendi várias coisas sobre Barcelona. Algumas eu já sabia na teoria, mas na prática, ficam as dicas pra quem quiser ir por lá:

- A língua falada é o catalão, diferente do espanhol. Se vc fala espanhol, muito bom pra vc. Vai ajudar a entender, mas pra falar é um pouco diferente. Vale arriscar, sempre! Como eu fiz...
- Os horários de restaurantes são malucos. Das 7am às 10am - breakfast. Almoço é da 1pm às 5pm. Daí eles fecham e só abrem de novo às 7pm. Outros só abrem às 8pm.
- Para levar aparelho que precise ser ligado na tomada, é necessário comprar o conversor internacional. Todo mundo quando viaja leva celular e laptop, no mínimo, e para funcionar tem de levar o conversor. Isso não dá pra esquecer!!
*Quem quiser mais dicas, pode me mandar para o e-mail que responderei com o maior prazer.



Las Ramblas é um dos bairros mais famosos e bonitos de Barcelona. Eu fiquei encantada desde o primeiro momento com a rua, que parece um calçadão, com o mercado municipal La Boqueria, com as frutas diferentes, tudo bem colorido. 


Las Ramblas.
A Plaça Catalunya é linda, o Arco do Trinfo é gigantesco, impressionante. Em alguns momentos vc se esquece que está em Barcelona e pensa que está em Havana, ou até mesmo na Itália. É uma riqueza histórica que faz você pensar o quão pequeno o ser humano é perto de tudo isso que permaneceu.



La Boqueria.



Barcelona com ar de Havana.

De toda a minha viagem, percorrendo três países em seis dias, posso dizer que tudo me impressionou, tudo foi válido, pois eu aprendi muito. Aprendi que a língua só é uma barreira quando vc não tem vontade de aprender. Que todos nós somos iguais, independente do endereço e que tudo isso pertence a nós.



Na minha opinião, a Europa é diferente de tudo na América. As construções arqueitetônicas, a preservação da época, com tudo isso a história se faz mais presente, permanece viva. E isso foi o que mais me encantou por ter passado rapidamente por Amsterdam, Paris e Barcelona. 


Agora, vc deve estar se perguntando: mas ela está fazendo programa de aupair nos Estados Unidos, que é um programa de intercâmbio cultural para conhecer os Estados Unidos, por que ela foi para a Europa? Resposta: Como eu decidi ficar dois anos nos Estados Unidos e aupair só pode deixar os EUA no primeiro ano (muitas aupairs não sabem disso), resolvi fazer essa viagem agora e daí eu tenho mais um ano para conhecer os EUA. Afinal, os preços para a Europa são melhores do que saindo do Brasil (óbvio!) e...mesmo sendo em Euro, vale a pena ir pra lá!!! Vários sites oferecem pacotes incríveis e vale super a pena!!!


Minha viagem não foi perfeita e não foi do jeito que eu gostaria que tivesse sido, pois ninguém planeja ficar doente. Não vi muito dos trabalhos de Gaudi e Picasso que eu gostaria de ter visto. Muito de Barcelona me passou despercebido. Mas esteja preparado para enfrentar as dificuldades com força e serenidade, pois qualquer detalhe pode fazer de suas férias um inferno. Eu só voltei mais cansada e com muita, mas muita vontade de voltar!!!

2 comentários:

  1. Aiiiiiiii que delíciaaa, super uteis as dicas, anotadíssimas!!
    Beijoos

    ResponderExcluir
  2. Débora adorei o seu post, muito bom ler sobre sua experiencia.. Eu sou au pair tb e estou no meu primeiro ano e estou pesquisando pra viajar pra Europa este ano (1 ano como au pair! ) eheh Gostaria de saber sobre a documentação o que é preciso e se pode me dar dicas de sites pra pesquisa de preços, voos e hoteis..etc

    obrigada e boa sorte ai tb!
    bjs

    ResponderExcluir