quinta-feira, 3 de abril de 2014

A primeira promoção nos States a gente nunca esquece

É isso aí. Eu fui promovida!!
E não é qualquer promoção...eu fui promovida a líder da equipe de Português, na empresa onde eu trabalho!! Pode parecer um pouco difícil de entender, seria difícil explicar, pois não quero entrar em detalhes sobre o que eu faço (quem quiser, visite a minha página no Linkedin), mas o que importa é a sensação!!!

Quem me conhece sabe que eu sempre tive espírito para liderança. E que bom que agora vou poder colocar esta habilidade em prática. Estarei liderando a nossa equipe com nove brasileiros (até agora, pois a tendência é crescer), e isso me motiva muito. Nove pessoas com características completamente diferentes, idades e experiências diferentes. O que é mais desafiador ainda!

Durante muito tempo eu me senti perdida. A pergunta "O que estou fazendo aqui [nos States]?" sempre vem a minha cabeça e sempre virá. Mas agora eu tenho aquele sentimento de preenchimento, de realmente as experiências que eu vivi estarem todas interligadas de uma maneira que me levou a conseguir essa promoção.

Eu evito falar sobre isso aqui no meu blog, pois eu não quero preocupar ninguém, mas é inevitável a sensação de desânimo, saudades e não saber o que fazer, principalmente no meu caso. Eu não tenho amigos por perto. Vou ser sincera... Amigos de trabalho, são amigos no trabalho. Com pouquíssimas exceções. Mas quando eu chego em casa, quando tenho meus dias de folga, eu não tenho amigas pra ligar -  a não ser que seja alguém do trabalho (uma ou outra). Eu só tenho o meu marido. Ele é meu melhor amigo, meu parceiro para filmes, tv shows, ouvir músicas no Rhapsody, jantar, fazer compras, enfim... 

Mas parece que depois que eu fui promovida, aquele vazio começou a se preencher e eu comecei a ter sentido para algumas coisas, afinal, agora eu tenho um propósito. Não é quem eu sou, mas é ótimo para me ocupar, melhorar quem eu sou e me motivar. Eu preciso de motivação - quem não?


E por mil vezes que pensei em voltar para o Brasil, agora eu tenho um motivo bem grande para não ir - além do meu marido, claro. No Brasil eu não consegui se reconhecida profissionalmente. Passei por vários empregos e empresas onde eu fiz amigos para a vida toda, nos quais eu realmente amava o que eu fazia, mas infelizmente não me reconheceram. Eu nunca tive um chefe que chegasse pra mim e me falasse "Vc é profissional, competente, e merece estar nesta posição. Vc plantou e está colhendo. Vejo muitas coisas boas acontecendo com vc nesta empresa." Mas desta vez eu ouvi.

Por mais que eu soubesse o quão profissional sempre fui, o quão competente, esforçada, e merecia uma posição melhor, NUNCA, nenhum chefe me reconheceu da maneira que eu esperava. Até agora. Até eu chegar aqui, nos Estados Unidos.

E é a vida profissional que tem me completado, tem me feito uma pessoa mais feliz, mais motivada e muito mais otimista. Não me entenda mal. Eu estou feliz com o meu casamento, mas como não tenho amigos, não tenho vida social, daí o vazio. Mas agora que a minha vida profissional está colhendo os frutos, eu realmente consigo ver as outras áreas da minha vida com mais clareza. E eu realmente já estou vendo as mudanças em tudo.

Eu sei que não será fácil. Já no dia do anúncio da minha promoção na empresa, foi bem interessante ver a reação das pessoas. Algumas que eu achava que me apoiavam, me surpreenderam. E outras que eu nem imaginava que me conheciam vieram me parabenizar. Pois é, não foi fácil a primeira semana, mas eu sei que está apenas começando. E agora eu já estou na terceira semana, cheia de responsabilidades, mas também com muita vontade de aprender. Tenho muitas pessoas me apoiando e isso é o que mais importa. As pessoas que eu preciso que estejam do meu lado, estão. O resto é só resto.

É interessante relembrar dos meus empregos anteriores e ver que todo suor derramado finalmente está sendo recompensado. E a parte mais interessante (bem ou mal) é perceber que eu não consegui isso no  meu país. Que droga. Toda vez que eu penso em voltar, eu desisto. Eu sinto falta das pessoas, não do sistema. Sinto falta da família, dos amigos, mas odeio o sistema como um todo. Amo estar em alguns lugares, mas odeio a maneira como algumas coisas "têm de ser", lá no Brasil.

Mas isso talvez seja tema para o próximo post. Porque este aqui é sobre a sensação boa de reconhecimento profissional. Eu desejo isso a todas as pessoas que são trabalhadoras, honestas, têm valores, não passam por cima dos outros para crescerem, e entendem o significado de fazer bem feito. E eu não teria conseguido isso se não fosse graças a educação que eu tive dentro de casa. Lembro bem quando meu pai sempre me ensinou a ser esforçada, honesta, e fazer o bem. Ele me ensinou que o mais importante é vc poder deitar a cabeça no travesseiro e dormir em paz, tranquila, sem se preocupar em puxar saco de chefe pra conseguir o que se quer. E tá aí. Além do meu pai, meu marido também sempre me aconselhou a seguir meu caminho plantando com muito trabalho, esforço e honestidade. E agora chegou a época da colheita. Hora de trabalhar mais pesado!

*E vc, conseguiu reconhecimento profissional nos Estados Unidos? Deixe um comentário sobre isso.

4 comentários:

  1. Oi Deh! Parabéns pela promoção =] fiquei tão feliz qdo li o post... adorei seu post sobre sua ida ao BR com ele... vcs realmente são a prova de q amor entre 2 existe... (de q saudade nao é sinônimo de esquecimento..) e vc, a prova de q vida de imigrante pode sim ser com superações e nao de sofrimentos... vcs merecem toda a felicidade!!!! Bjossss e continue compartilhando suas experiências e momentos de alegria! #teadmiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisella! Me perdoe se não havia respondido este comentário. Por alguma razão, não recebi notificação em meu email, como sempre acontecia.
      Agradeço pelo seu carinho em comentar no meu blog. Acho que é um sinal, talvez eu deva voltar a escrever!~
      Beijos!!

      Excluir
  2. Oi Deborah, estou vendo que faz tempo que vc nao escreve no seu blog. Estava aqui fazendo pesquisas no google de como conseguir o primeiro emprego nos EUA e encontrei seu blog.Fui lendo o seu depoimento e me identificando, moro nos Estados Unidos a pouco mais de um ano, e sempre me pergunto o que estou fazendo aqui. saudades da familia, diferenças culturais, falta de amigos, nao ter amigas para fofocar. O whatsapp ajuda muito, mas parece que o pessoal as vezes está tao preocupado com a vida deles por la. Meu marido é meu companheiro pra tudo tambem, e como nao tenho emprego nao tenho vida social como voce mesmo disse. Estou estudando e vou tentar meu PHD em psicologia no final do ano, ainda nao acho que meu ingles seja suficiente para universidade. Eu decidi procurar um emprego part-time em lojas ja que moro a 5 minutos de um Oultet. Sao 100 lojas posso dizer que fiz pelo menos umas 40 inscriçoes para seasonal jobs. Tive duas entrevistas ate agora,e apesar de ter me preparado, fiquei tao ansiosa, insegura que gaguejei muito e esqueci algumas palavras em ingles. Me senti pessima, destruída. Um simples emprego e nao consegui passar na entrevista, e olha que ja trabalhei com recrutamento e seleçao. Acho que é a insegurança mesmo com ingles. Outro problema que tenho encontrado são as referencias profissionais, duas empresas recusaram de imediato por nao ter referencias profissionais. Gostaria de saber quais seriam as suas dicas, algo que voce tenha aprendido com as suas experiencias e que possa me ajudar por aqui com as minhas angustias. Muito Obrigada. bjao Meu email é grazieleasilva@yahoo.com.br você consegue me encontrar no facebook com esse email também. abraço Graziele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Graziele. Me perdoe se não respondi antes, pois não recebi nenhuma notificação em meu email.
      A essa altura do campeonato, muito provavelmente vc já conseguiu um emprego. Sinto muito pelo que houve em suas entrevistas, mas é bem normal ficar nervosa com a barreira da linguagem. Eu tbm tive o mesmo "problema". Mas acredito que se preparar, estudar perguntas e respostas, se aperfeiçoar no vocabulário ajuda muito.
      Eu lembro que anotava muita coisa que lia na internet sobre perguntas que as empresas fazem durante as entrevistas, sobre nossos pontos fortes e fracos, sobre possíveis respostas que daríamos a possíveis perguntas. E tbm sobre algo "unusual", alguma experiência que possamos aplicar no ambiente de trabalho, e por aí vai. E mostre sempre que vc está disposta a aprender, seja com o idioma ou com os afazeres do trabalho. Boa sorte :)
      Obrigada por visitar meu blog. Talvez voltarei a escrever em breve! BEijos

      Excluir